
Operadora aproveita boa fase econômica do Brasil para criar novas oportunidades e colocar o produto viagem na cesta de consumo do brasileiroA CVC maior operadora de turismo da América Latina e líder na preferência dos consumidores brasileiros, antecipa suas novidades para 2008 durante a realização do 35º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - ABAV 2007 -, que acontece de 24 a 27 de outubro no Riocentro, Rio de Janeiro.Na ocasião, a empresa divulga ações estratégicas que integram o seu planejamento para o ano de 2008 - parte dele direcionado à Temporada de Verão, e cujo enfoque priorizará a concentração de esforços em destinos e regiões turísticas que reservam oportunidades de crescimento ao turismo nacional e internacional nos próximos anos.Para Valter Patriani, presidente da operadora CVC, o turismo também é beneficiado consideravelmente pelo aquecimento da economia brasileira. Com a inflação sob controle, a cotação do dólar em baixa e as produções de álcool combustível (etanol) e safras agrícolas em alta, o Brasil desvenda nichos de oportunidades ao turismo nacional, tanto no aspecto operacional como em termos econômicos. "À medida que regiões fora do eixo das principais capitais do País começam a se consolidar econômica e produtivamente, como vem acontecendo com o interior do Estado de São Paulo e com a região Centro-Oeste, com maior giro de capital, o produto viagem tem à frente um cenário fértil e amplo, e com grande poder de consumo real e inevitável por parte de suas populações locais", explica Patriani.As ações da CVC frente a este cenário de prosperidade envolvem a abertura de novas origens de vôos em outros aeroportos do País, com a dinamização de sua oferta de fretamentos e descentralização de vôos de São Paulo e Rio de Janeiro nas altas temporadas, e o resgate na promoção de destinos turísticos como o Caribe e Flórida, que começam a impulsionar vendas e incrementar o fluxo de brasileiros visitantes como reflexo direto da queda do dólar e da atratividade dos pacotes internacionais.Regionalização dos FretamentosDurante a alta temporada de verão, que tem início em 8 de dezembro, a operadora abrirá novas ofertas de fretamentos saindo do Centro-Oeste, região que vem despontando em volume de renda e riqueza com o aquecimento da safra agrícola. "Esta medida não apenas atende ao crescimento da demanda das cidades de Cuiabá, Campo Grande, Goiânia e Brasília, que passam a receber novos fretamentos no verão rumo ao Nordeste, como também atende às políticas do setor no que se refere à descentralização de charters dos aeroportos centrais", explica Patriani.Novas origens de fretamentos também estão sendo abertas no interior de São Paulo e no norte do Paraná, igualmente rumo ao Nordeste, região que lidera, ao longo do ano, o ranking de vendas da operadora. No estado de São Paulo, a cidade de Campinas passará de um para três vôos semanais, se comparada à oferta oferecida em 2006. Já Ribeirão Preto e São José do Rio Preto terão suas operações dobradas em relação ao ano passado: agora, de cada cidade, dois vôos semanais levarão turistas para aquela região. No Paraná, a novidade é a abertura de charter semanal a partir de Londrina.Durante a alta temporada, a expectativa da CVC é transportar 470 mil turistas para destinos nacionais e internacionais, o que significa crescimento de 13% em relação ao número de clientes que viajaram com a operadora em 2006 no período de dezembro a fevereiro.Caribe é a bola da vez"Muita coisa mudou dos tempos em que o dólar atingiu a cotação próxima a R$ 4 e do período em que o Caribe recebia de cinco a seis vôos semanais partindo do Brasil", enfatiza Patriani. Para ele, o momento é propício para retomar a promoção do destino turístico Caribe, uma das regiões tidas como sonho de consumo dos brasileiros, já que as ofertas de vôos oferecidas pelas companhias aéreas TAM e Ocean Air, a completa infra-estrutura hoteleira e a atual cotação do dólar conjugam condições atrativas.Para o período de 8 de dezembro a 15 de março, a operadora também abre novas ofertas para o Caribe, contemplando as regiões de Aruba, Cancun, Curaçao, Isla Margarita e St Marteen. Durante a alta temporada de verão, a CVC vai operar três vôos fretados por semana, sendo: um vôo com a Ocean Air (saídas de São Paulo aos sábados e desembarque direto em Cancun); um vôo fretado para Aruba (agora com origem em BH e escala em Brasília, operado pela TAM); e um fretamento para St. Marteen (também operado pela TAM e com saídas de São Paulo). E ainda operará com novo vôo da TAM para Caracas, já que é um excelente centro para distribuição de conexões para todo o Caribe.Com esta programação, a CVC pretende embarcar 3.600 brasileiros ao Caribe nesta temporada de verão, contra 750 passageiros levados à região no período anterior.Vendas antecipadas refletem mudança de comportamentoOutro ponto levantado pelo presidente da operadora, Valter Patriani, que favorece o turismo em razão da estabilidade da economia brasileira, diz respeito ao aumento da realização de compras antecipadas de pacotes turísticos por parte dos brasileiros."De outubro de 2006 até os dias de hoje, notamos 300% de crescimento na procura de pacotes com antecedência maior de 60 dias do embarque", enfatiza Patriani. Atualmente, de cada 10 passageiros da CVC, quatro compram seus pacotes turísticos com antecedência superior a dois meses do início da viagem. Há dois anos, este comportamento era bem diferente: de cada 10, apenas um comprava antecipado e nove decidiam suas viagens com menos de 60 dias antes do início."Isto mostra ainda uma predileção maior do brasileiro em curtir suas férias sem dívidas posteriores, ou seja, ele prefere viajar com o pacote turístico já quitado. Se por um lado a estabilidade econômica e o parcelamento de pacotes em até 10 vezes sem juros incentivam a compra antecipada, por outro exige que toda a cadeia turística planeje e lance suas programações ao mercado com antecedência de um ano", diz.Isto explica o fato de a CVC já ter vendido 50% de sua temporada de verão 2008 e 75% de suas cabines para a temporada de cruzeiros 2007 e 2008. E, também, de a operadora antecipar, durante a ABAV, suas programações completas para o Inverno 2008 - Bariloche, para o Carnaval 2008 no Rio de Janeiro, além de roteiros para a Baixa Temporada no Brasil, com preços até junho de 2008, e os roteiros Reino da Magia, para a Flórida (EUA).Cruzeiros com all inclusive são imbatíveisAlém das promoções realizadas pela CVC para as viagens marítimas, que concederam até o mês passado terceiro passageiro grátis e 10% de desconto aos clientes, outro fator que tem acelerado em 20% as vendas dos cruzeiros da operadora é o sistema all inclusive."Seguindo a tendência do mercado e atendendo a um pedido de nossos clientes e agentes, estendemos este ano o sistema de consumo ilimitado, de alimentação e bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, para todos os nossos cinco navios. E isto, sem dúvida, é um grande diferencial da CVC, que tem nos destacado perante a concorrência", diz Patriani.
http://www.girus.com.br/noticias/visualiza.php?cod=3689
Nenhum comentário:
Postar um comentário