NOTÍCIA 02
Visita turística à Itaipu será paga a partir de junho
A gestão do turismo na Itaipu Binacional vai mudar a partir do dia 1º de junho. As visitas turísticas, antes gratuitas, serão pagas. A cobrança tem como objetivo tornar o turismo na usina auto-sustentável a médio prazo.
Os recursos arrecadados com a venda de ingressos serão investidos na melhoria de todo o Complexo Turístico de Itaipu, em promoção e em cursos e programas de capacitação do turismo local.
Maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia e segunda maior atração turística de Foz do Iguaçu, depois das Cataratas do Iguaçu, Itaipu contribui para que a cidade seja conhecida no mundo inteiro como um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil. No ano passado, mais de 700 mil pessoas visitaram a usina.
A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) será a gestora operacional do turismo na usina e ficará responsável pela cobrança do ingresso. O novo modelo de gestão de turismo da empresa prevê a geração de cerca de 100 empregos diretos nas empresas que vão operar dentro da usina. Indiretamente, serão gerados outros 300 empregos.
A transferência da gestão para a Fundação PTI visa dar um caráter social à atividade, já que a entidade não tem fins lucrativos. A partir de julho, a visita ao Ecomuseu e ao Refúgio Biológico Bela Vista também será cobrada.
"Com essa mudança, o turismo em Itaipu, que tanto já contribui para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região, será fortalecido e terá condições de andar com as próprias pernas", afirma o gerente geral do Complexo Turístico Itaipu, Luiz Antonio Rolim de Moura.
Link/ fonte:
http://www.odebate.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4554&Itemid=51
ANÁLISE:
PROPOSIÇÃO: A partir do momento que Itaipu passa a cobrar pelas visitas, é necessario a realização de um monitoramento para acompanhar o nivel de satisfação daqueles que irão pagar para ter acesso a usina.